31/10/2021

As amizades são a chave para a felicidade dos idosos?

Amizades não são apenas boas para diversão e jogos, elas são vitais.

É muito comum ouvir de pessoas com idades mais maduras que suas amizades diminuíram ao longo do tempo, alguns comentam inclusive sobre a sensação de solidão. Muito se fala sobre dietas saudáveis, sobre a importância dos exercícios físicos e relacionamentos amorosos em revistas, programas de televisão e nas conversas do dia-a-dia mas e a amizade?

A amizade representa vínculos, que abrange todo o tipo de interação tais como as discussões, silêncio, distanciamento, carinho, amor, abraços e tantos mais outros modos de se viver a vida. A conexão de uma amizade pode abraçar diversas situações, por exemplo: apoiar um ao outro em tempos de grandes mudanças, como casamento, divórcio e aposentadoria; ou quando se consola durante uma perda dolorosa de uma pessoa importante. Alguns amigos adoram dizer sobre o tempo de vida daquela amizade: “são 20 anos de amizade”, “convivemos desde muito pequenos”, “ele não é o meu amigo, é o meu irmão”, e etc.

As amizades, para o público mais idoso, representam, também, um meio de encontrar o humor ao envelhecer. Você já presenciou, nas pracinhas próximas ao seu bairro, alguns idosos que se reúnem para jogar baralho ou dama/xadrez? E aquelas vans de passeios com diversas mulheres visitando determinado espaço? Os seres humanos precisam de relacionamentos para sobreviverem.

As amizades não são apenas sinônimos de humor (é claro que a diversão é importante), mas representam a vitalidade para a saúde física e mental, e consequentemente, para a sua longevidade. Os idosos podem apresentar um risco na saúde se não houver interações sociais. O isolamento e a solidão são fatores importantes na depressão e afetam negativamente a saúde mental, física e cognitiva.

De acordo com um estudo que fala sobre a depressão e sociabilidade na velhice, existem evidências que sugerem que os fatores psicológicos e sociológicos possuem influência significativa a respeito do modo como as pessoas envelhecem. Um outro estudo destaca uma análise de duas pesquisas com cerca de 280 mil pessoas  onde foi identificado que o senso de valorização das amizades estava relacionado a um melhor funcionamento, particularmente entre adultos mais velhos.  

O que você acha de comer alimentos saudáveis e exercitar o corpo e chamar um amigo? Reservar momentos de convivência com pessoas próxima é uma opção também saudável.  Os amigos podem encorajar uns aos outros e empurrar uns aos outros a serem mais saudáveis ​​(o tipo positivo de pressão dos colegas).

As amizades mantidas não são por acaso. As conexões com suas amizades garantem momentos de lamentações e/ou validações sobre as escolhas na sua vida. Sua família pode se esforçar para compreender seus questionamentos, mas seus amigos podem entender os desafios da velhice.  Seja na menopausa ou na escolha em começar um novo tipo de atividade, bons amigos estarão lá para reclamar com você ou para apoiar suas escolhas de vida.

Talvez você esteja acostumado com a ideia dos “para sempre” nos relacionamentos amorosos, mas saiba você que nas amizades isso também (pode) acontece(r). Os relacionamentos com os amigos exigem carinho, o que começa com uma mentalidade e intenções focadas na amizade e se estende a nossas prioridades diárias, escolhas e interações. O sucesso ou fracasso das amizades depende do nosso nível de atenção.

Sua genética e experiências iniciais influenciam significativamente suas habilidades de amizade. Mesmo que você julgue não ser uma pessoa boa em fazer e/ou manter amigos,  você pode aprender a se conectar positivamente. Como velhos amigos deixam a vida através do tempo ou das circunstâncias, é necessário reconstruir o círculo social. Nunca é tarde demais para construir ou reparar o seu.

Quando você olha para trás em sua vida é provável que você veja os anos de suas amizades mais ativas e abundantes como as mais felizes (do mesmo modo que pode sentir as dores mais profundas que envolveram rupturas em suas conexões sociais). Não é preciso dizer que quanto melhor você for ao fazer e manter conexões saudáveis, mais saudável você poderá ser. As amizades amorosas nutrem e enriquecem a sua vida, independentemente da idade. Elas valem a pena serem levadas a sério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Terapia Online

Minha prática envolve o acolhimento, cuidado, respeito, além da comunicação ativa tornando a sessão dinâmica e permitindo, assim, um espaço para o cliente falar sobre seus projetos de vida, sua busca pelo autoconhecimento e dificuldades encontradas no percurso.
AGENDAR SESSÃO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram