05/09/2023

Atendimento Psicológico Online para brasileiros que se relacionam com estrangeiros

Eu atendo brasileiros que moram em outros países há anos (que por sinal, é incrível para mim). Como psicóloga nesta área, percebo que existem alguns desafios comuns para brasileiros que se relacionam com pessoas de outras culturas. A interseção de diferentes origens culturais interfere, e por este motivo, decidi escrever um artigo exemplifique algumas destas dificuldades. Será que você irá se identificar com alguns pontos trazidos por mim? Vem comigo! =)

Barreiras de Comunicação: a barreira linguística é um dos motivos que distancia muito as pessoas de uma comunicação mais harmoniosa e objetiva. Percebo nitidamente a dificuldade da comunicação entre as pessoas que são de uma mesma cultura, amplie isso agora entre pessoas de outras nacionalidades.

Eu tenho a experiência de ter atendido brasileiros que se relacionavam com franceses, alemães, até japoneses, por exemplo, e o único idioma que ambos falavam era o inglês.

Este primeiro exemplo por si só é delicado, e eu te conto os motivos:

Provavelmente você já deve ter assistido algum filme onde as pessoas quando irritadas se voltam para a língua materna no exato momento da raiva, certo? Imagine você em certo nível de vulnerabilidade, sentindo um turbilhão de emoções por dentro, e ainda precisa racionalizar um outro idioma que não é sua língua materna, com uma outra pessoa que possivelmente esteja com sensações similares à sua. Acredite ou não, isso é a realidade de muitos brasileiros em países do exterior.

Alguns clientes compartilham o desespero de quando estão na presença dos familiares dos seus companheiros e muita das vezes não conseguirem compreender o que é dito. É difícil entender o que está implícito, o que se está nas entrelinhas. Para algumas pessoas, o incômodo é tamanho que a ansiedade ganha espaço, e a vontade de se isolar muito das vezes cresce, ainda que de forma gradativa, mas cresce.   

O segundo exemplo mais comum são brasileiros que se relacionam com estrangeiros, e que estes mesmos brasileiros buscam entender o idioma do outro e vice-versa. O desentendimento também ocorre nestas situações, e se tensiona quando a interpretação e o mau uso do vocabulário passa a ser mal interpretado.

A comunicação pode ser dificultada por diferenças linguísticas, estilos de comunicação e entendimento de gestos, expressões faciais e tom de voz. Essas barreiras podem levar a mal-entendidos e conflitos.

Normas Culturais e Valores: como cada país tem seus próprios valores e crenças, as diferenças com relação ao dinheiro, família e gênero costumam ser questões que aparecem com frequência nas sessões.

Eu atendo mulheres brasileiras que pensam e atuam de formas muito diferentes dos familiares de seus companheiros. E em virtude disso, o atrito com relação aos valores passam a surgir. Quando o casal tem filhos, muito das vezes os conflitos tendem a ser maiores.

Adaptação Cultural: relacionar-se com um estrangeiro faz com que um dos dois esteja em um país diferente, e isso pode ser desafiador, principalmente quando alguém está lá por necessidade, e não por vontade. A sensação de deslocamento torna-se um peso maior ainda em virtude das tradições que são diferentes. Alguns brasileiros passam por dificuldades quando a religião, por exemplo, da outra pessoa, não corresponde com a dela.

Pressão Familiar e Social: dependendo do nível de preservação da família e amigos, o casamento intercultural possivelmente passará por tensões. Infelizmente, eu já tive a oportunidade de atender algumas mulheres que passaram por situações difíceis. Algumas, por necessidade, se submetem a regras que não correspondem com o que acreditam, por exemplo.

Conflito de Identidade: caso o casal não esteja sintonizado com a forma de criação dos filhos, por exemplo, as crianças possivelmente se sentirão divididas quanto à culturas dos seus pais e mães. Problemática pouco falada em diversos lugares. As crianças sofrem, ficam divididas com as verdades distorcidas dos parentes para com sua família.

Diferenças Religiosas: casais que possuem crenças religiosas divergentes tendem a passar por desafios quando assuntos relacionados aos filhos passam a demandar decisões que não correspondem com a crença do outro.

Como dito em alguns momentos, os parentes/familiares tendem a interferir, dificultando mais ainda o processo .

Expectativas de Relacionamento: as expectativas com relação as responsabilidades de cada parceiro podem variar de acordo com a cultura, podendo gerar discussões entre os casais.

Discriminação e Preconceito: a discriminação ou preconceito ainda é a realidade de muitos. Para o casal intercultural, infelizmente, também não é diferente. Os olhares, os comentários, as exclusões explícitas ou implícitas podem afetar o bem-estar emocional do casal.

Questões Legais e de Visto: eu tive a oportunidade de atender vários brasileiros que estavam passando por desafios relacionados à imigração, visto ou legalização do casamento. O medo de ser mandado embora dificultava e muito o emocional dos envolvidos. A pressão psicológica nestes momentos não é fácil, podendo gerar ansiedade ou depressão.

Estresse Cultural: A exposição a uma cultura diferente pode causar estresse cultural, o que pode afetar negativamente a saúde mental dos cônjuges.

Como psicóloga, acredito ser de grande importância que uma pessoa envolvida em uma relação intercultural tenha um espaço seguro para discutir suas preocupações, explorar sua individualidade neste processo e buscar possíveis resoluções de conflitos.  O suporte e a orientação adequados podem ajudá-los a fortalecer seu relacionamento e encontrar maneiras de celebrar suas diferenças culturais como uma força em seu casamento.


Warning: Undefined array key "preview" in /home/tahidegmont/fernandarondon.com.br/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comments-list.class.php on line 90

Warning: Undefined array key "preview" in /home/tahidegmont/fernandarondon.com.br/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comments-list.class.php on line 102

Warning: Undefined array key "preview" in /home/tahidegmont/fernandarondon.com.br/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comments-list.class.php on line 113

Warning: Undefined array key "action" in /home/tahidegmont/fernandarondon.com.br/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comments-list.class.php on line 113

Warning: Undefined array key "preview" in /home/tahidegmont/fernandarondon.com.br/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comment-form.class.php on line 75

Warning: Undefined array key "preview" in /home/tahidegmont/fernandarondon.com.br/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comment-form.class.php on line 79

Terapia Online

Minha prática envolve o acolhimento, cuidado, respeito, além da comunicação ativa tornando a sessão dinâmica e permitindo, assim, um espaço para o cliente falar sobre seus projetos de vida, sua busca pelo autoconhecimento e dificuldades encontradas no percurso.
AGENDAR SESSÃO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram