07/11/2021

Como funciona a Terapia Online para brasileiros que moram fora do país?

Esteja você procurando psicoterapia para estresse, dificuldades de relacionamento, luto, depressão, ansiedade ou questões com a maternidade, a terapia online é uma nova modalidade da qual você pode fazer no conforto da sua casa, não importa em qual país esteja. Aqui está tudo o que você precisa saber.

O que é terapia online para brasileiros que moram fora do país?

A terapia online é a oportunidade de ter o acompanhamento de um profissional da área da saúde, que no caso é um psicólogo, onde, através da internet, é possível realizar consultas por vídeo chamadas. Também conhecida como teleterapia, saúde telemental, a prática cresceu rapidamente em popularidade desde o início da pandemia COVID-19, permitindo que um paciente se conecte com um psicólogo qualificado com a segurança - e conforto - de sua própria casa.

A terapia presencial tradicional geralmente ocorre no consultório de um terapeuta e há muito tempo é usada como um tratamento eficaz para muitas temáticas de saúde mental e emocional. Conversar com um profissional pode ajudá-lo a superar obstáculos em sua vida e ganhar consciência da causa raiz de seus problemas.

Se você está passando por um momento difícil em sua vida, como uma perda, divórcio ou desemprego, a terapia pode ajudar. Mesmo se você estiver enfrentando preocupações cotidianas, como estresse opressor, baixa autoestima ou dificuldade para dormir, o terapeuta certo pode fornecer suporte especializado e orientação e ajudá-lo a fazer mudanças positivas.

Terapia Online

Terapia online para brasileiros que moram fora do país é eficaz?

Embora a terapia online seja uma forma muito mais recente de terapia, as evidências atuais sugerem que, para muitas pessoas, ela pode ser tão eficaz quanto a terapia pessoal. Falar da segurança de sua própria casa pode até tornar mais fácil para você se abrir sobre seus problemas. A terapia online também permite que você se comunique com um especialista qualificado de qualquer lugar do mundo, evitando despesas e tempo de viagem. Obviamente, também pode haver algumas desvantagens significativas na terapia online: pode ser mais difícil construir uma relação de confiança, além da importância da boa conexão para ambos os lados.

Em última análise, o quão bem a terapia online funciona, muitas vezes depende dos mesmos fatores que determinam o sucesso de qualquer tipo de terapia: o nível de conexão que você faz com seu terapeuta, o quanto você é capaz de abrir e o trabalho que deseja para colocar no processo. Além de participar de suas sessões, você precisa aplicar o que está aprendendo a situações da vida real e fazer mudanças de estilo de vida saudáveis ​​que podem apoiar seu humor e saúde emocional. Embora nenhum terapeuta - online ou pessoalmente - possa fazer o árduo trabalho de cura e crescimento para você, um bom terapeuta pode usar a tecnologia disponível para ajudá-lo a obter novos insights e mudar sua vida para melhor.

Terapia Online é EFICAZ?

Por que a terapia online para brasileiros que moram fora do país requer interação?

A linguagem corporal e outras dicas não-verbais desempenham um papel importante na maneira como nos comunicamos como seres humanos. Suas expressões faciais, maneirismos, postura e tom de voz podem comunicar muito mais do que apenas suas palavras. Em um ambiente de terapia, as sutilezas da comunicação não-verbal podem ser cruciais para ajudar o terapeuta a detectar quaisquer inconsistências entre suas respostas verbais e não-verbais. Também pode ajudá-los a reconhecer as coisas que você pode não querer ou ser incapaz de colocar em palavras e compreender o verdadeiro significado por trás do que está dizendo.

Da mesma forma, interagir cara a cara com um terapeuta - mesmo em uma tela de vídeo - pode ajudar a criar uma conexão entre vocês que é tão importante para o sucesso da terapia. É muito mais fácil construir um senso de confiança com alguém quando você pode ver as emoções e empatia que estão se comunicando de forma não verbal, em vez de apenas ler suas mensagens escritas ou ouvir uma voz sem rosto, por exemplo.

Além da importância da interação face a face, há outros aspectos a serem considerados ao comparar a terapia on-line com a presencial.

Psicóloga Fernanda Rondon

Os benefícios da terapia online para brasileiros que moram fora do país incluem:

Conveniência. Terapia online significa que você pode acessar a ajuda de qualquer lugar com uma conexão rápida à Internet. Você não precisa gastar tempo e dinheiro viajando para compromissos, lutando contra o trânsito ou lidando com transporte público, estacionando, sentado em uma sala de espera, pagando por creche ou tirando uma folga do trabalho. Muitos dos obstáculos que impedem as pessoas de buscarem terapia em pessoa são eliminados pela conveniência da terapia online.

Conforto e segurança. Consultar um terapeuta online no conforto e segurança de sua própria casa pode frequentemente ajudá-lo a se abrir, ser mais vulnerável e lidar melhor com emoções difíceis que podem surgir durante uma sessão de terapia. Se você tem problemas de mobilidade, doença crônica ou uma condição que pode dificultar a saída de sua casa - como agorafobia ou transtorno de ansiedade social, por exemplo - a terapia online pode ser a solução ideal.

Seleção. Online, um terapeuta qualificado está acessível para você, mesmo se você morar em uma área remota. Não importa onde você more, a maior seleção de especialistas online também significa que você tem mais chances de encontrar um terapeuta com experiência em lidar com seu problema específico. Com o aumento da escolha, vem outro benefício importante da terapia online: muitas vezes é mais fácil de manter mudar de terapeuta até encontrar a pessoa certa para você.

Privacidade. Eu já tive a oportunidade de atender pessoas em diversos lugares diferentes. Já atendi em seus escritórios, em casa, em ônibus, na rua, e até mesmo no carro. Portanto, é possível que o atendimento aconteça onde quer que você esteja. Caso seja difícil escolher um lugar em virtude da presença de outras pessoas ao redor, recomendo as alternativas dadas acima.

Terapia Online - Vantagens e Desvantagens

As desvantagens da terapia online para brasileiros que moram fora do país incluem:

Problemas técnicos. Com a terapia online, você depende da velocidade de sua conexão com a Internet e da confiabilidade de seus dispositivos eletrônicos. Se você não consegue uma boa transmissão, é improvável que consiga manter um vídeo chat ininterrupto com um terapeuta. Claro, até mesmo as melhores conexões e equipamentos podem ter problemas às vezes, interrompendo ou restringindo sua sessão de terapia.

Perda de conexão emocional. Por mais eficaz que a videoconferência possa ser, quando você não está fisicamente compartilhando o mesmo espaço que o terapeuta, pode ser mais difícil se conectar emocionalmente..

Provedores não qualificados. Tal como acontece com a procura de qualquer serviço online, sempre existe o risco de ser vítima de um fornecedor não qualificado ou de má reputação. É importante sempre verificar as credenciais de um terapeuta ou usar um serviço terceirizado confiável que tria todos os conselheiros de sua lista.

Como obter o máximo da terapia online

A chave para qualquer tipo de terapia - online ou presencial - é encontrar o terapeuta certo para você. Qualificações, experiência e filosofia podem ser importantes, mas é o relacionamento que você desenvolve com o terapeuta que muitas vezes definirá o sucesso de sua terapia.

Encontrar o terapeuta online certo pode levar algum tempo e esforço, então não tenha medo de fazer perguntas, ler avaliações e aproveitar as vantagens de qualquer sessão introdutória. Um terapeuta online se tornará seu parceiro na cura, recuperação e crescimento, por isso é importante escolher alguém que o faça se sentir compreendido, apoiado e cuidado. Você precisa confiar nesta pessoa o suficiente para falar confortavelmente sobre assuntos íntimos e muitas vezes difíceis e ser honesto sobre o que você está pensando e sentindo.

Entenda o que você deseja alcançar com a terapia. Quanto mais claro você estiver sobre seus objetivos para iniciar a terapia online, mais fácil será medir seu progresso e garantir que está obtendo o máximo do processo. Você pode estar procurando ajuda para resolver um problema específico de saúde mental, por exemplo, ou lidar com um aspecto específico de sua vida que não está funcionando. Quaisquer que sejam os seus motivos, certifique-se de comunicá-los ao seu terapeuta e garantir que eles sejam tratados durante o tempo juntos.

O que você precisa saber sobre a terapia online para brasileiros que moram fora do país:

Esteja preparado para trabalhar. A terapia online requer mais do que apenas fazer login para falar uma vez por semana. Um profissional pode dar-lhe tarefas a serem feitas entre as sessões ou pedir-lhe para experimentar técnicas em situações do mundo real. Para obter o máximo da experiência, esteja preparado para investir tempo e esforço. E se você costuma omitir sessões de terapia, pergunte-se por quê - e discuta isso com seu terapeuta.

Limite as distrações em casa. Falar com um profissional do conforto da sua própria casa é extremamente conveniente, mas você não vai conseguir tanto com a terapia se suas sessões forem interrompidas por crianças, outros membros da família, vizinhos barulhentos, telefonemas ou outras interrupções. Escolha um horário para a terapia em que sua casa esteja mais silenciosa, peça a outros membros da família para não incomodá-lo, desligue o telefone e silencie todos os outros aplicativos.

Certifique-se de ter uma conexão de Internet rápida e confiável. Sua experiência de terapia será prejudicada se suas sessões forem frequentemente interrompidas por problemas de conexão ou computador. Resolva quaisquer problemas técnicos que você enfrente, seja atualizando a velocidade da sua internet ou atualizando o software ou aplicativo que você está usando.

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Terapia Online

Minha prática envolve o acolhimento, cuidado, respeito, além da comunicação ativa tornando a sessão dinâmica e permitindo, assim, um espaço para o cliente falar sobre seus projetos de vida, sua busca pelo autoconhecimento e dificuldades encontradas no percurso.
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