15/05/2023

Como lidar com o choque cultural, ao morar no exterior?

Vivemos em um país enorme, e que embora achemos que todos os estados sejam supostamente parecidos, as culturas dentro do nosso Brasil são vastas. Para quem já teve a oportunidade de viajar para outros lugares dentro do país, sabe o que eu estou fazendo. Quando lemos ou falamos sobre "choque cultural" automaticamente relacionamos isso com outros países, mas não somente. Dentro do nosso próprio país, para quem já teve a oportunidade de viajar para outros lugares, certamente passou por algumas reflexões sobre o local.

Para falar de choque cultural não precisamos ir muito longe, basta pensar em uma pessoa que nasceu na cidade e quando passa uma temporada no interior ou vice-versa. O choque entre as culturas é grande. Uma pessoa da cidade pode ficar extremamente incomodada com o tempo diferente da natureza para tudo, do mesmo modo que uma pessoa do interior pode não dar conta da velocidade que é a cidade.

Portanto, antes de ampliarmos para outros países, saiba que é possível sim haver choque cultural dentro do seu próprio país, estado, cidade, região, e assim por diante. O choque cultural tem a ver com uma reação emocional e psicológica sobre algo novo que se esteja experimentando em outro local.

No caso dos expatriados, se mudar para um outro país pode ser maravilhoso bem como ao mesmo tempo ser desafiadora. Não costuma ser fácil se adaptar a uma cultura que tem modos de comportamento e pensamento que o seu, certo? Pode parecer algo pequeno, mas tudo aquilo que é constante e desafiador pode se tornar angustiante.

Dentro do choque cultural, existem diferentes etapas. A primeira etapa seria a lua-de-mel. É o momento que o expatriado provavelmente estará em um ápice da conquista, vivenciando a nova cultura e cenário. É fácil ficar impressionado com novidades, não é mesmo? A felicidade está nas alturas.

Depois de um tempo, vem a etapa desencanto. É o início da percepção de que existe uma diferença de tudo aquilo que você antes viveu. Frases como: "as pessoas aqui não se cumprimentam", "as pessoas não olham nos olhos", "as pessoas não falam sobre suas vidas", "o silêncio constante das pessoas me incomoda" são comuns nos atendimentos. É quando as situações tornam-se difíceis de serem compreendidas, causando então a frustração nos relacionamentos devido às barreiras culturais que passam a ser visíveis. A saudade de casa começa a bater à porta.

A terceira fase é o ajustamento. Os expatriados iniciam tentativas de se adaptarem ao novo cenário do qual está vivendo. Buscam por aprimorar o idioma, assim como entender melhor sobre suas culturas. Com estas tentativas, pode ser que comecem a se sentir mais à vontade com as diferenças, e assim comecem a apreciar o ambiente de forma mais positiva.

A última fase é a aceitação. É quando os expatriados se adaptam ao novo ambiente e começam a transitar melhor na cultura do país que decidiu morar. Com isso, se tornam confiantes e passam a aumentar as interações de forma geral. É muito comum, inclusive, que quando voltam para o Brasil, o choque cultural com o país de origem possa também existir. Curioso, não?

Eu, como psicóloga e consideravelmente já experiente com a terapia para brasileiros no exterior, posso contribuir com algumas ideias sobre minimizar este choque cultural. Existem algumas estratégias que podemos inserir neste artigo para te ajudar a refletir sobre as possibilidades de existir de forma harmoniosa em outros países.

A primeira dica seria manter a mente mais aberta e curiosa sobre as novidades da cultura. Ao investir mais do seu tempo sobre os espaços culturais, os expatriados podem entender melhor as diferenças culturais e deste modo aproveitar os outros modos de vida.

A segunda dica é o contato com as pessoas que são do seu afeto, sejam familiares ou amigos. Manter vínculos emocionais com os afetos de sua cultura de origem pode contribuir com a experiência da desafiadora adaptação cultural de outro país.

A terceira dica é: busque por comunidades que correspondam com a sua cultura. Nestes espaços, vocês irão se entrosar, e certamente terão oportunidades de compartilhar informações e o tão desejado apoio.

A quarta dica para os expatriados é de buscarem aprender a língua do país. Com esta atitude, barreiras serão minimizadas e assim haverá uma melhor compreensão da cultura de onde você está morando.

Finalizando, recomendo que caso esteja vivenciando momentos desafiadores, busque por profissionais online da área da saúde para te ajudar com aquilo que você enxerga como importante e necessário. Eu recomendo que seja um psicólogo incialmente porque através deste profissional, vocês poderão incluir outros da área da saúde neste processo.

Leva-se tempo nesta fase de adaptação, e o tempo para cada pessoa é diferente. É uma fase onde a paciência deverá ser praticada, e a busca por espaços que estejam em sintonia com você façam sentido.

Expectativas fazem parte da vida de todo ser humano, no entanto, a mudança de longo prazo para um país com uma cultura diferente da sua fará com que sua forma de ver o mundo seja trabalhada de uma outra forma.

Portanto, saiba que sim, o choque cultural irá ocorrer para todos em algum nível. Entretanto, existem meios de minimizar este choque através da elaboração de novas perspectivas frente à cultura do outro país. Busque por manter a mente aberta; encontre uma rede de apoio e foque em aprender sobre o idioma do país. Caso ainda assim, você sinta que precise buscar por algum profissional, procure por um psicólogo. Para maiores informações, entre em contato comigo. Estou por aqui!


Warning: Undefined array key "preview" in /home/tahidegmont/fernandarondon.com.br/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comments-list.class.php on line 90

Warning: Undefined array key "preview" in /home/tahidegmont/fernandarondon.com.br/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comments-list.class.php on line 102

Warning: Undefined array key "preview" in /home/tahidegmont/fernandarondon.com.br/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comments-list.class.php on line 113

Warning: Undefined array key "action" in /home/tahidegmont/fernandarondon.com.br/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comments-list.class.php on line 113

Warning: Undefined array key "preview" in /home/tahidegmont/fernandarondon.com.br/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comment-form.class.php on line 75

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Warning: Undefined array key "preview" in /home/tahidegmont/fernandarondon.com.br/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comment-form.class.php on line 79

Terapia Online

Minha prática envolve o acolhimento, cuidado, respeito, além da comunicação ativa tornando a sessão dinâmica e permitindo, assim, um espaço para o cliente falar sobre seus projetos de vida, sua busca pelo autoconhecimento e dificuldades encontradas no percurso.
AGENDAR SESSÃO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram