31/10/2021

O que acontece na primeira sessão de terapia?

O que se esperar de uma primeira sessão com um psicólogo?

Pergunta padrão de muitos que nunca fizeram terapia

Quando você decide fazer terapia, quais são as alternativas até chegar a um psicólogo? Quando menciono a minha profissão para as pessoas, uma das perguntas que mais recebo é a seguinte: "como que deve ser uma sessão com vocês, psicólogos, hein? (sic)"

Para nós, profissionais da área da saúde, pode ser um tipo de pergunta esquisita, já que estamos acostumados com a nossa rotina durante os atendimentos. Nós sabemos o que acontece dentro de um local de um consultório.

Eu gosto de explicar os passos para todos que me perguntam, pois por mais simples que seja a pergunta, eu sei que pode também ser um fator que impeça o outro de dar este passo. É comum (e aceitável) termos medo do desconhecido, e é por este motivo que decidi fazer tanto um texto como um vídeo falando sobre esses passos.

Neste texto, vou colocar poucas informações, tudo bem? Caso tenha se interessado, recomendo que assista ao vídeo acima. Bom, vamos lá:

Como é a primeira sessão de terapia?

Essa pergunta faz sentido, afinal, para quem nunca fez terapia, se colocar na frente de um desconhecido e falar sobre sua vida não é algo fácil. Se é difícil falar com os amigos, famílias, colegas de trabalho, imagina para uma pessoa que você nunca viu nada?

Psicologia ou Psicologias?

Antes de mais nada, quero reforçar com você que existem DIVERSAS abordagens de psicologia, existem diversos olhares, diversos teóricos, filósofos, estudiosos, cientistas que mergulham nas profundezas da mente humana. Dentro das nossas rodas de conversa, temos o hábito de falar PSICOLOGIAS (sim, com S mesmo, pois nela há uma pluralidade de conceitos). Eu, por exemplo, sou Junguiana, ou seja, me debruço na psicologia Analítica. Mas existe a psicologia Reichiana, Gestáltica, TCC, Transpessoal, e mais milhares, tantas que nem mesmo eu conheço. Vou me basear no modo em como atuo enquanto profissional, e da minha experiência com meus colegas de trabalho mais próximo, combinado?

Como encontrar um psicólogo?

Você pode encontrar um profissional pela internet (sites de psicólogos, como o meu) ou por recomendação de alguma pessoa próxima a você. Existem alguns médicos ou especialistas de outras áreas da saúde que também podem recomendar a você algum psicólogo, como o caso de um psiquiatra ou um neurologista ou algum fisioterapeuta.

Como entrar em contato com um psicólogo?

Existem diversas maneiras de entrar em contato com um psicólogo, podemos citar algumas:

  • Celular (nem sempre iremos atender na hora)
  • Whatsapp (nem sempre iremos responder/atender na hora)

Afinal, podemos estar naquele exato momento atendendo alguém. Mas não fique desconfortável: logo retornamos!

Dando continuidade à lista de contato com um psicólogo (a)

  • E-mail (existem pessoas que preferem este contato inicial, e tudo bem, nós iremos responder você)
  • Recado com uma secretária ou recepcionista

O que acontece quando consigo contatar o psicólogo?

Eu gosto de entender inicialmente a história da pessoa. Existem outros profissionais que possuem o hábito de buscar a referência daquele contato (ou seja, onde você o encontrou). Eu passo algumas informações sobre a minha abordagem caso seja possível, e marco um dia e horário com aquela que me procura. Como eu também realizo atendimento online pela Plataforma Psicologia Viva, tenho a facilidade em marcar com a pessoa online também.

Quanto tempo dura um atendimento com um psicólogo?

Eu, particularmente, atendo por 50 minutos, os 10 restantes são para realizar anotações sobre o atendimento.

O que acontece quando chego à terapia?

Você será recebidx pelo profissional, que irá te acolher para o consultório, e deste modo será possível conversar sobre o que você quiser falar. As portas se abrem para você neste momento, e tudo ocorre no seu tempo, tudo bem?

Por que psicólogos anotam no papel durante a terapia?

Isso é relativo. Alguns profissionais (e eu me incluo nessa) costumam anotar justamente na primeira sessão. Varia não somente de abordagem como de profissional. Quando eu anoto alguma coisa em outro momento é mais para anotar especificidades como medicação, nome de alguém, ou alguma data importante para a pessoa. E convido o outro a olhar o que anotei.

A terapia pode ocorrer quantas vezes no mês?

Cada história de vida é uma história de vida. Existem pessoas que fazem 2 vezes por semana, outras fazem 1 vez por semana, e existem algumas que fazem quinzenalmente.

Como se marca uma próxima sessão?

No mesmo momento em que estão na sessão vocês. Alguns profissionais cobram o primeiro encontro, enquanto outros cobram um valor simbólico. Alguns profissionais atendem gratuitamente MAS com o tempo de conversa bem reduzida. Mais uma vez: cada psicóloga atuará à sua maneira.

Terapia é para rico!

Foi-se o tempo em que a terapia era voltada APENAS para os ricos. Antigamente isso era comum porque os MÉDICOS atuavam em conjunto com a psicanálise. Tudo era voltado para a elite.

Mas tudo bem: eu confesso que quanto mais tempo de profissão e mais cursos o profissional tiver, maior será o valor da terapia. Mas entenda uma coisa: quando queremos nos cuidar, algumas coisas valem à pena.

De qualquer maneira, saiba que não, terapia não é mais para gente rica, e eu vou te contar o motivo desta minha afirmação:

  • SPA (caso esteja com dificuldades financeiras, TODA FACULDADE que tem PSICOLOGIA, oferece um serviço de atendimento social)
  • Convênios (a maioria dos convênios possuem a especialidade de psicologia)
  • Atendimento online (muito acessível nos dias de hoje)
  • Psicólogos com valores sociais (sim, nós também reservamos atendimentos para valores sociais)

Vou parando por aqui, no meu vídeo falo sobre mais coisas. Espero que tenha gostado! Peço para que compartilhe com aquela pessoa que nunca fez terapia por medo: não é assustador! Nós somos seres humanos, como você! Apenas temos a diferença que estudamos durante 5 anos para nos tornarmos psicólogos, fora as formações, pós-graduações, e etc.

Conheça o meu Instagram: https://instagram.com/vacomalma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Terapia Online

Minha prática envolve o acolhimento, cuidado, respeito, além da comunicação ativa tornando a sessão dinâmica e permitindo, assim, um espaço para o cliente falar sobre seus projetos de vida, sua busca pelo autoconhecimento e dificuldades encontradas no percurso.
AGENDAR SESSÃO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram