31/10/2021

Cansado de se sacrificar pelos outros?

Quando passamos por um momento de ruptura com pessoas ou até mesmo com situações, muita coisa muda, não é?

Você tem a sensação de que se sacrifica pelas pessoas, se dobra e desdobra para manter todo mundo paz.

E, muitas vezes, no meio disso tudo, sua própria saúde é sacrificada, assim como bem-estar e sanidade mental. Tudo em prol de quem você ama.

Você absorve os problemas das pessoas amadas, e as mantém aquecida com suas tentativas de soluções.

Por que você se sacrifica?

No momento que algum desconforto surge, sua ansiedade por resolver o problema torna-se sua obsessão.

No entanto, à medida que você passa a percorrer um caminho de conhecimento sobre si, ou seja um caminho de autoconhecimento, quando você se torna consciente dos seus próprios padrões de pensamento e comportamento e também da maneira como as pessoas escolhem interagir com você - seja para edificar ou para derrubar - a sensação de sacrifício diminui.

No final das contas, até mesmo os mais profundos sentimentos têm um ponto de ruptura. Você, com o tempo, passa a tolerar o abuso até certo ponto.

No momento que você percebe no outro uma atitude negativa com relação “às suas falhas de solucionar os problemas”, e a partir daí você se apropria de uma postura mais firme perante a fala agressiva daquela pessoa, a ruptura emerge. E não há como voltar atrás.

E, além disso, quanto mais consciente você se torna, menos besteiras você estará disposto a lidar.

Assista a esse vídeo para explorar mais esse tema:

Por que você faz o que faz?

Observação: os textos expostos possuem função reflexiva e/ou informativa, sem o intuito de aprofundamentos terapêuticos. A publicação de certos temas atua de maneira generalizada, sem fins específicos. Não substitui psicoterapia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Terapia Online

Minha prática envolve o acolhimento, cuidado, respeito, além da comunicação ativa tornando a sessão dinâmica e permitindo, assim, um espaço para o cliente falar sobre seus projetos de vida, sua busca pelo autoconhecimento e dificuldades encontradas no percurso.
AGENDAR SESSÃO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram